Como escolher bem um terreno

Desde o primeiro momento que eu começo a trabalhar em um projeto, existe um fator que é extremamente complicador, ou facilitador, que é O TERRENO!

Muitas vezes o projeto precisa ser pensado em função de um terreno que já é propriedade do cliente, mas em alguns outros casos, o terreno ainda não existe e vai ser escolhido antes do desenvolvimento do projeto. Então, é por isso que vou dar algumas dicas sobre o que pode ser analisado para ajudar na escolha desse terreno, para que seja valorizada a arquitetura da sua casa, e por que não, ajudar em um melhor aproveitamento desse terreno e nos custos da sua obra.

Antes de tudo, não serão dicas técnicas e difíceis de entender, porque meu objetivo aqui é tentar realmente te ajudar a entender melhor esse assunto e não criar confusão sobre os conhecimentos técnicos…

 

01. Tente imaginar e definir algumas ideias da sua casa antes mesmo de visitar qualquer terreno: Se ela vai ser térrea, se quer desníveis internos ou andares… Pense nos seus hábitos, no seu futuro, de sua família e se pretende se mudar algum dia ou não… Essas definições prévias sobre a casa te ajudarão a filtrar melhor as opções dos terrenos, tendo em vista as inclinações, a vizinhança, a localização, a direção do sol e alguns outros aspectos…

02. O orçamento disponível. É extremamente complicado fazer projeções de uma construção sem um projeto arquitetônico, afinal, a gente não tem como saber os tamanhos, a implantação, os materiais e as técnicas envolvidas na construção, mas, uma coisa que costuma ser discutida é que terrenos inclinados, apesar de possuírem valores mais atrativos e criarem condições para projetos mais criativos, costumam encarecer um pouco a estrutura, entre 10 a 30%, por conta das soluções de contenções, aterros e movimentações de terra. Outro ponto, é que para esse terreno ser melhor aproveitado também em relação aos custos, esse projeto vai ser tendencioso a acompanhar essa inclinação, ou seja, a casa teria que ter desníveis ou andares para ser melhor assentada nele. É uma questão de avaliar até que ponto as opções de terrenos disponíveis para você no momento, se tornam mais caras ou baratas tendo esse número como referência, e, se já era sua intenção ter uma casa setorizada em diferentes andares…

03. Você também pode contar com a ajuda de um arquiteto para discutir previamente essas questões sobre a casa e o terreno. Também faz parte do projeto escolher um terreno, diferente do que muitas pessoas acham, o arquiteto não faz apenas o desenho. Imagine que um bom projeto, no terreno correto, pode tornar sua casa muito mais bonita, econômica e valorizada.

 

Aqui está um vídeo sobre essas dicas, com algumas visitas que fiz em alguns terrenos:

Primeiro, quero te agradecer por chegar até aqui, e se você gostou e conseguiu entender um pouco melhor essas questões, não deixe de seguir nas redes sociais!

Até mais!

1 Comentário

Junte-se à discussão e diga-nos a sua opinião.

דירות דיסקרטיות בבאר דשבעresponder
9 de novembro de 2023 em 07:05

I was extremely pleased to discover this site. I wanted to thank you for your time just for this wonderful read!! I definitely enjoyed every bit of it and i also have you saved as a favorite to look at new stuff on your blog.

Deixar uma resposta

Enviar Whatsapp