Dona Izete trouxe até a nós o desafio de diversificar suas fontes de renda através de um espaço multifunções, agregando valor a estrutura da sua escola, uma vez que o espaço cultural está anexo a mesma e possibilitando o aluguel para eventos externos e eventos da comunidade. Como condições para desenvolver essa proposta mantivemos ao máximo a área verde, a permeabilidade e a estética de uma área aberta, setorizando os espaços em blocos para que a construção fosse executada em etapas e com materiais de fácil manuseio, acesso e comuns a mão de obra local, para melhor controle do orçamento da família.
Essas decisões também foram analisadas criticamente para que o espaço proporcione uma boa relação das atividades das crianças em espaços abertos, sendo um aspecto fundamental para seu desenvolvimento.
Apesar de amplo e permeável, a circulação é bem definida e de certa forma controlada com fechamentos e com o paisagismo, tendo em vista a preocupação com a segurança das crianças em relação ao acesso da piscina.
Os blocos foram projetados a partir das técnicas de construção comuns no local, concreto e bloco. Adotando uma simplicidade formal ressaltada com pequenos volumes de paredes duplas. Beirais complementam essas fachadas para melhorar o sombreamento interno e a proteção contra a chuva.